Nacional

                                                      A Marca                                                                    The Brand            

  Marca portuguesa com valioso património histórico, a Nacional tem acompanhado a evolução dos estilos de vida e hábitos dos consumidores mais exigentes.
Reconhecida por todos, o que é Nacional é bom desde sempre. Por isso há mais de 160 anos que a marca disponibiliza os melhores produtos, selecionando os melhores ingredientes, baseando-se na experiência e "saber fazer" de séculos.
Através de uma enorme variedade de produtos inovadores, distribuídos por quatro deliciosas categorias - massas alimentícias, farinhas, cereais de pequeno-almoço e bolachas, é possível chegar aos consumidores, respondendo às suas necessidades e expectativas cada vez mais exigentes e marcando presença ao longo do dia, nas mais diversas ocasiões de consumo das famílias portuguesas.
E é graças a isto que a Nacional está presente nos mais variados mercados, disponibilizando os seus produtos em mais de 37 países, procurando satisfazer todos os gostos. Tudo boas razões para continuar a ser reconhecida pela sua assinatura - "O que é Nacional é bom". 

Viaje no Tempo

História

1849 

 Tem início a História da Nacional quando, sob proposta do Duque de Saldanha, a Rainha D.Maria II, tendo em conta os relevantes serviços prestados à Nação, concede autorização a João de Brito para a utilização da marca Nacional nos seus produtos. 


1879

 Os herdeiros de João de Brito constituem-se em firma social, com o nome Companhia Nacional de Moagem. Os cereais começam a ser utilizados para fins diversos, nomeadamente para massas alimentícias, bolachas e alimentos para animais. 

1919 

 Depois de uma época política muito conturbada, muda-se a designação social para Companhia Industrial de Portugal e Colónias (C.I.P.C) como resultado da fusão da Nova Companhia de Moagem com a Companhia Nacional de Alimentação. 

Anos 20

 A instalação de novos e modernos equipamentos, a construção de novas fábricas e ligações estratégicas a outras companhias congéneres foram determinantes para a expansão das suas atividades a outras áreas industriais, como as leveduras, o gelo, o malte e a panificação industrial.

 Com a diversidade de produtos comercializados, passa a existir uma necessidade de divulgação junto dos consumidores.
Desenvolveram-se várias iniciativas para publicar esses produtos:

  • Utilização de carros de venda decorado;
  • Criação de lojas com uma mesma imagem para a produção e venda de pão (primórdios de franchising);
  • Produção de cartazes e folhetos com a contribuição de vários artistas portugueses (por exemplo: Emmerico Nunes, Jorge Barradas, Amarelle ou Stuart Carvalhais).

 Fernando Pessoa exerceu na C.I.P.C. e durante vários anos funções de correspondente em línguas estrangeiras. 

Anos 30

 A Nacional passa a comercializar arroz e continua a inovar ao nível do packaging e da comunicação. Nesta época, o seu património inclui:

  • 5 fábricas de moagem;

  • 3 fábricas de massas alimentícias;

  • 1 fábrica de bolachas;

  • 1 fábrica de malte de cervejas;

  • 1 fábrica mecânica de pão;

  • 2 fábricas de descasque e branqueamento de arroz;

  • 1 fábrica de fermento.

Anos 40

 A marca alterou as embalagens, criando a imagem dos "cozinheiros" e a cor azul, registo que ficou como a segunda pele de marca.
 Também foi desenvolvido um novo logótipo, em que o "N" da marca passou a ser uma característica de identificação.

1947

 Um violento incêndio destrói a fábrica de moagem de Xabregas.

Anos 50

 A Nacional constrói uma nova moagem no Beato, com 152 toneladas/dia de capacidade.
 É uma década de expansão, graças à construção de novos silos, fábricas e edifícios.

 A Nacional constrói uma nova moagem no Beato, com 152 toneladas/dia de capacidade.
 É uma década de expansão, graças à construção de novos silos, fábricas e edifícios.

1966

 Com a remodelação e construção de novas fábricas, atinge-se o pico de faturação e aumento de capital neste ano, aquando da inauguração da ponte sobre o Tejo.

Anos 70

 Após a Revolução de Abril, a Nacional vê alterada a sua composição acionista.
 O seu campo de atuação passa a centra-se fundamentalmente na área agro-alimentar: moagem de trigos moles e duro, produção e comercialização de massas alimentícias, bolachas, arroz e rações para animais.

Anos 80

 Esta década foi essencial para o reconhecimento da marca extra-muros, tendo sido atribuídos à Nacional diversos prémios internacionais, nomeadamente 48 medalhas de ouro da "Monde Selection".

1986

 Após a adesão à CEE, a C.I.P.C., adota o nome de Nacional- Companhia Industrial de Transformação de Cereais, SA.

1994

A Nacional efetua algumas modificações:

  • Alteração da imagem da marca/empresa (novas embalagens e novo logotipo);

  • Aumento da capacidade das moagens para 750 toneladas/dia;

  • Modernização da fábrica das massas alimentícias;

  • Início do processo de certificação.​

1997

 A 23 de dezembro deste ano, o sistema de qualidade implementado na Nacional para a produção de massas alimentícias, farinhas e sêmolas de trigo e flocos de milho, é certificado de acordo com a norma NP EN ISO 9002, pela Associação Portuguesa para a Certificação.

1999

 A Nacional é adquirida pelo Grupo Amorim Lage, SA, que se torna no maior grupo moageiro e masseiro de Portugal. Este foi um momento crucial para a marca, pois representou uma viragem na sua estratégia global. A partir dessa data verificam-se grandes investimentos a nível industrial, a fim de suportarem todos os futuros lançamentos de novos produtos nos vários mercados em que a marca atua.

2002

 O ano de 2002, ficou marcado pela realização de grandes investimentos, através da construção de novas fábricas de massas alimentícias e de cereais de pequeno- almoço e com a modernização de linhas de fabrico.

 Igualmente houve fortes investimentos em comunicação e em lançamento de novos produtos da marca Nacional, preparando-a para novos desafios. Desses investimentos destacam-se a construção da maior fábrica de massas da Península Ibérica, essencial para o desenvolvimento de novos produtos e para o alargamento da zona de influência do Grupo Amorim Lage aos mercados externos; a modernização da Fábrica de Flocos de Cereais de Pequeno Almoço e consequente desenvolvimento de novas linhas de produção.

 A par destes investimentos também se procederam a mudanças a nível da imagem, quer a nível institucional- através da modernização do logótipo-, quer a nível de packaging- através da renovação das embalagens. Surgiram ainda novas gamas de produtos, nomeadamente no mercado das massas (massas com ovo e vegetais) e cereais (nos segmentos de criança e adulto).

2004

 Este foi o ano em que a Nacional lançou a gama de Cereais Infantis/Juvenis. Ricos em vitaminas e minerais, os cereais de pequeno almoço Chocomax, Chooks, Starz, Quadz oferecem todos os nutrientes essenciais para começar o dia em cheio.

2005

 Reestruturação do Grupo Amorim Lage e das suas subsidiárias com a alteração da designação social da Nacional- Companhia de Industrial de Transformação de Cereais, S.A. para CEREALIS PRODUTOS ALIMENTARES, S.A.

2007

 Lançada em 2007 a nova gama da Nacional é saudável e saborosa.
 Produtos inovadores e de grande qualidade, à base de cereais, que contribuem para o bem-estar de toda a família ao longo do dia, seja ao pequeno almoço, com os cereais +Fibra, +Linha, +Ativa, +Vida, +Completo ou Zero, ou numa refeição principal, comas massas +Fibra, +Ativa ou +Bio.

 Foi também neste ano que foram lançadas novas massas de cozedura rápida. Ideais para qualquer refeição, as novas massas Nacional de Cozedura Rápida, cozem em menos tempo, permitindo confecionar pratos saborosos e nutritivos com a qualidade de sempre. 

2008

 A Nacional continua a aposta no desenvolvimento de produtos que acompanham a evolução dos estilos de vida e hábitos dos portugueses.

 2008 Foi o ano de lançamento das novas Farinhas Preparadas para Máquina de Pão.

 Produzidas a partir de uma rigorosa seleção de ingredientes, a gama destas farinhas é constituída pela Farinha Preparada para Pão Caseiro, Farinha Preparada para Pão Rústico e Farinha Preparada para Pão Vitale.

2009

 As farinhas preparadas para máquina de pão foram distinguidas com o prémio de Produto do Ano e com um Master da Distribuição, na categoria "Produtos de Mercearia".
 Prémios que reconhecem a aposta da Nacional no desenvolvimento de produtos práticos e inovadores e que marcam presença no dia a dia dos consumidores. 

2010

 Reforçando o seu posicionamento como marca saudável , a Nacional aumenta a gama de bolachas e cereais de pequeno-almoço, lançando duas novas linhas de bolachas: bolachas saudáveis, + Fibra, + Linha e + Activa, produzidas a partir de uma rigorosa seleção de cereais, ricas em fibra, e as bolachas Animais da Quinta, nutricionalmente equilibradas destinadas ao target infantil.
 Bolachas embaladas em práticas saquetas para levar a qualquer lado e consumir em qualquer altura.
 Nos cereais, complementa as gamas +Linha e Zero com referências de chocolate.

2011

 Adaptando-se à realidade do país, a Nacional reforça a proximidade com o consumidor e afirma-se como a marca que ajuda os portugueses a poupar. Uma marca familiar e mais competitiva.

2013

 No dia 6 de março de 2013 foi oficialmente inaugurada a moagem de Lisboa com as presenças do Senhor Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, do Senhor Ministro da Economia e do Emprego, Dr. Álvaro Santos Pereira, do senhor Vice Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Arq. Manuel Salgado.

 Resultado deste relevante investimento e contínua aposta na melhoria dos processos produtivos, a Nacional renovou a sua gama de farinhas para uso culinário- Mais brancas e mais finas, garantindo sempe bons resultados nas suas utilizações.  

  A Nacional renova a gama de cereais para crianças.

 Com um design apelativo, as novas embalagens de cereais Nacional garantem uma forte presença no linear e permitem uma identificição intuitiva dos produtos que as crianças e jovens portugueses tanto apreciam. 

Conheça as Bolachas da Nacional

Para mais informações consulte o site da Nacional:

https://www.nacional.pt/ 

https://www.nacional.pt/bolachas/


Ana Rita Machado | Museu da Bolacha | 2016
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